segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cargo de confiança!






Certo dia, um homem muito rico queria encontrar alguém para ser seu "braço direito" na empresa que o mesmo era dono. Como ele viajava muito, queria uma pessoa de extrema confiança para que pudesse dirigir sua empresa durante sua ausência.

Então ele convocou três de seus melhores funcionários. O primeiro tinha um histórico impecável; um currículo profissional invejável. O segundo tinha uma boa relação com os colegas de trabalho e com o seu superior. Já o terceiro era um senhor humilde, de família simples e não tinha uma invejável formação acadêmica. Entretanto, o patrão os chamou um por um para conversarem sobre o assunto

O primeiro funcionário adentrou na sala e começaram a dialogar:

-Então meu amigo! Como eu viajo muito, gostaria que alguém assim como você pudesse tomar conta da minha empresa, o que me diz?

-Ficarei muito feliz – disse o empregado

Continuando a conversa, o empresário disse:

-Mas para isso, preciso que você faça algumas coisas para que não caia o rendimento da empresa. 

Então, mostrou-lhe alguns papeis e disse:

-Está vendo essas entregas?

-Sim!

-Você terá que desviar algumas caixas com esses produtos, pois é desse jeito que faturamos bem no fim de cada mês. E ai! O que me diz?

-Tenho que pensar senhor! Respondeu o rapaz.

-Lhe dou um tempo. Disse o empresário.

Então ele chamou o segundo. Os dois sentaram e o dono da empresa disse as mesmas coisas. Ele ficou calado e o patrão disse que dava-lhe um prazo para que ele pudesse analisar o assunto e dar-lhe uma resposta o mais rápido possível

Então ele chamou o terceiro rapaz, perguntou como as coisas estavam indo e se ele queria mesmo esse cargo de confiança.

-Estou precisando muito senhor! Disse o rapaz.

-É mesmo? Por quê? Perguntou o empresário.

-Minha filha está muito doente, meu aluguel aumentou e as coisas não andam tão bem financeiramente. 

Então o patrão lhe disse:

-Já que você precisa tanto do emprego, vou lhe dizer as normas que preciso para que você possa ser o meu homem de confiança.

Então pegou os papeis e começou a dizer:

-Está vendo essas entregas?

-Sim!

-Então! Preciso que todas as vezes que essas mercadorias entrarem na empresa, você desvie um terço de cada carga. Os motoristas já sabem. Você irá devia-las para que o rendimento da empresa não baixe. E ai! Posso contar com seu apoio?

-Senhor, preciso pensar! Disse o rapaz.

-Assim como fiz com os outros dois, farei com você. Darei-lhe uma semana para pensar.
Então! Os dias se passaram e chegou o grande momento!

O primeiro entrou, conversou com seu superior e disse:

-Senhor! Pensei muito sobre o assunto. E já que é para o bem da empresa, eu desviarei sim o terço das mercadorias. Pode confiar em mim que sua empresa estará em boas mãos.

O dono da empresa ouviu atentamente e disse que depois o chamaria para acertar as coisas, pois, estava resolvendo alguns papeis para viajar na próxima semana.

O segundo rapaz entrou na sala do seu patrão, assim como o primeiro conversou um pouco e então disse:

-Senhor! Com certeza que irei desviar sim, se possível desviarei até mais para ver o crescimento da empresa. O senhor pode viajar tranqüilo que sua empresa estará segura em minhas mãos. 

Conversaram por alguns minutos, a chefe apertou a mão do empregado e em seguida ele saiu da sala. Então, o terceiro entrou na sala.

-E ai! Pensou muito? Perguntou o patrão.

-Sim – respondeu o empregado.

-Posso dizer que o emprego é seu? Posso contar com você sob as condições que mencionei?

-Senhor! Eu pensei a semana inteira sobre o assunto. Conversei muito com a minha esposa, ela e eu falamos da nossa necessidade desse cargo, mas infelizmente não poderei ficar com esse emprego, senhor. 

-Mas você precisa tanto do dinheiro. É apenas desviar algumas caixas, só isso!

-Eu sei senhor, mas eu não posso. Jamais ficaria feliz por fazer esse tipo de trabalho.

-E por que você não quer? Perguntou o patrão.

-Por que sei que isso não é justo. E eu estaria enganado a mim e enganando a Deus. Desculpe-me, mas não mereço esse emprego.

O patrão levantou, passou a mão na cabeça, olhou para seu funcionário e disse:

-O emprego é seu! Pois, há muito tempo venho procurando alguém assim, uma pessoa honesta e confiável. Confesso que em muitos anos não encontrei alguém assim como você. Você é a pessoa que eu preciso para ter um cargo de confiança em minha empresa. Seja bem vindo ao cargo de vice-diretor geral.

“Seja justo, seja sincero com você e com os outros. Deus usa pessoas para testar a fidelidade de seus filhos”.


Autor: Adriano Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário